Informações

 

1. GENERALIDADES

Localidade: Paramos
Posição: 40º 58′ 24″ N , 008º 38′ 43″ W ( ARP – eixo da pista, 100m da soleira da pista 17 )
Declinação Magnética: 04º 01′ (2006)
Distância/Direcção à Localidade: 3 km / 1.6 nm S
Altitude Máxima: 3m / 10′

Autoridade Responsável:
Aero Clube da Costa Verde
Morada: Rua da Lagoa,4500 Paramos, Espinho
Telefone/Fax: +351 227342060
e-mail: geral@accv.pt

Director do Aeródromo: Virgílio Silva
Morada: Rua da Lagoa, 4500-524 Paramos, Espinho
Telefone: +351 912182333 ou +351 227342060
Director Substituto: Aníbal Jacinto
Morada: Rua da Lagoa, 4500-524 Paramos, Espinho
Telefone: +351 227342060

Telefone do Aeródromo: +351 227342060
Fax do Aeródromo: +351 227342060
Guarda do Aeródromo: das 09:00 às 18:30 (LT)


2. LIMITAÇÕES

Horas de Serviço: HJ ( Do nascer ao pôr do sol )
Condições de Utilização: Voos VFR, aviões ligeiros ( MTOM = ou < 5700kg ) e ultraleves

3. FACILIDADES

Acomodações: Espinho
Restaurantes: no Aero Clube ( Restaurante Hélice )
Estação Ferroviária mais próxima: em Espinho e Paramos.
Transportes: em Espinho
Estradas: para Espinho e Ovar, N109 e A29, Porto e Feira, A1
Correio: em Esmoriz e Espinho
Farmácia: em Paramos e Espinho
Hospital: em Espinho e Feira

4. DESCRIÇÃO DA ÁREA DE MOVIMENTO

Existem dois caminhos de circulação.
TWY S ( Sierra ) da placa para a cabeceira da pista 35, e TWY N ( November ) da placa para a cabeceira da pista 17.
Terreno firme, quando seco, relvado natural plano em áreas de parqueamento.
Placa de estacionamento C ( Charlie ) em cimento com 30m x 70m.
Outras áreas em relva próprias para estacionamento junto dos hangares.

5. PISTAS

QFU Dimensão
TORA TODA
ASDA
LDA
SWY
CWY
Declive
17 174º 420m x 30m 420m 630m 600m 420m 180m 210m +1%
35 354º 420m x 30m 420m 420m 420m 420m -1%

A faixa ( strip ) tem 420m x 40m , asfaltada, com resistência de 17 ton/r.i.s.

6. SINALIZAÇÃO DIURNA

Sinal de Identificação: Não
Indicador da direcção do vento: Tem
Indicador da direcção de aterragem: Não
Marcas de pista: Tem
Marcas limite da área de aterragem: Tem
Designação de pistas: Tem
Linha de eixo das pistas: Tem

7. OBSTÁCULOS

Nas áreas de aproximação

Aprox.
Natureza
Distância
Altitude
Balizagem de Dia
Balizagem de Noite
35 Arbustos 210m 4m Não Não
17 Estrada 180m recomendada Sim Não

Noutras áreas circunvizinhas

Localização
Natureza
Distância
Altitude
Balizagem de Dia
Balizagem de Noite
Junto do hangar norte 2 mastros de bandeira
1 mastro com instrumentos
Junto dos hangares 18m Sim Sim
Dentro do RE3 2 torres rádio 48m Sim Sim
Este da Pista 1 torre de telecomunicações 48m Sim Sim

 

8. SINALIZAÇÃO LUMINOSA

Não existente

9. METEOROLOGIA

Temperatura de Referência:
Média das Temperaturas Máximas:
18,2ºC
Média das Temperaturas Mínimas:
9,8ºC
Precipitação Média Anual:
1086 mm
Nebulosidade Média Anual:
5,7
Vento Predominante:
N NW

Em dias de vento forte, é possivel algum cizalhamento do vento a baixa altitude.
Nevoeiros muito frequentes nos meses de verão.

10. SOCORROS

Assistência Médica: em Espinho
Serviço contra-incêndio: Não disponível
Equipamento contra-incêndio: 4 extintores portáteis de pó químico ABC ( propelente azoto ), 2 extintores portáteis de pó químico ABC de 50kg ( propelente dióxido de carbono ) em charrete.

11. HANGARES

Número
Comprimento
Largura
Altura da Porta
Largura da Porta
Observações
1 34,80m 16,55m 3,45m 14,20m Designado por Hangar Norte
2 40,00m 20,00m 3,96m 15,00m Designado por Hangar Sul

 

12. OUTRAS INSTALAÇÕES

Sala de pilotos;
Sala de “briefing”;
Sala de aulas;
Armazéns de óleo e acessórios;
Complexo Social do Aero Clube da Costa Verde: Hipismo, circuito de manutenção, restaurante, aeromodelismo.


13. COMBUSTÍVEIS

Gasolina: Sem-chumbo 95 ( sujeito a disponibilidade )
Óleo: Total Aéro D100 e 15W50 ( sujeito a disponibilidade )

14. ESTAÇÃO AERONÁUTICA E RÁDIO-AJUDAS

Não existem rádio ajudas ou estação rádio.

15. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Procedimentos para descolagem, aproximação e aterragem:

* Dado o aeródromo estar situado na MCTR de Ovar, só são permitidas descolagens e/ou aterragens de aeronaves equipadas com comunicações rádio bilaterais e com autorização dada pelo órgão de controle de Ovar, através da frequência APP 118.60 MHz. As aeronaves deverão possuir também transponder com Modo C.
Quando o órgão de controlo de Ovar estiver encerrado, as aeronaves devem contactar Lisboa MIL em 130.900 MHz à descolagem.

* O aeródromo é ainda utilizado por grande número de aeronaves ultraleves ( ULM ), actividade de pára-quedismo e aeromodelismo radiocontrolado. Estas actividades são intensas aos fins de semana.

* Recomenda-se às aeronaves visitantes que estacionem na placa ou o mais junto aos hangares e à zona de serviços possível, para facilitação de informação e controle de movimento bem como para segurança das próprias aeronaves.

* Uso da infraestrutura fora dos horários estipulados requer autorização prévia.

Parte desta informação consta no Manual de Piloto Civil.

Última actualização 2015-08-31